Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Miniatura Miura 77 - Carros Inesquecíveis do Brasil

Enfim, após mais de um ano do início do seu projeto, chega às bancas de jornal a edição 41 da coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil”  com a miniatura do Miura 77. 
Vamos conhecer um pouco deste trabalho:

 
Em meados de agosto de 2012, Zacarias Balbi, presidente do Miura Clube Gaúcho & Antigos, recebeu o email de Philippe Marques, metrologista 3D da empresa PCT (Ixo Models), especializada no desenvolvimento de miniaturas de veículos em escala 1/43, à procura de um exemplar do Miura 77 para captação de medidas em 3D e fotografias para servir de modelo para sua reprodução em escala reduzida mantendo suas características originais.
Zacarias, no intuito de proporcionar aos fãs da marca Miura e aos antigomobilistas um modelo fidedigno ao original, forneceu o contato do Miura Clube do Rio de Janeiro para que pudesse auxiliar o profissional na busca deste Miura.
No mês seguinte, após contato realizado, Philippe já estava no Rio de Janeiro para realizar o escaneamento do Miura 77, número 10, de Flávio Pereira. 


Para o trabalho, extremamente profissional, foi utilizado um scaner digital de última geração que, através de softwares específicos, sincroniza as imagens do veículo com tornos e máquinas eletrônicas, reproduzindo um molde que então será utilizado para fabricação do modelo desejado.





Já sabendo tratar-se de um exemplar da coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil”, entramos em contato com Karla Andrade da editora Planeta De Agostini/Altaya colocando-nos à disposição para fornecer informações e imagens para a elaboração do fascículo sobre o Miura 77. Nosso objetivo era evitar que informações incorretas à respeito dos veículos Miura contemplassem essa publicação que é, sem dúvida, um referencial histórico da marca. 
Karla e toda sua equipe receberam com satisfação nossa oferta e já no final do mês de maio deste ano recebíamos do jornalista e ex-piloto Bob Sharp o texto do 41° fascículo da coleção para a revisão técnica do Miura Clube RJ.
Com a grandeza que só os grande profissionais possuem, Bob Sharp concordou com nossas observações concluindo assim o texto sobre o modelo que iniciou a trajetória de sucesso da “fábrica dos sonhos”. 
Além da imagens do Miura 77 de Flávio Pereira, não poderia faltar neste fascículo imagens do Miura 77 (n°12), impecavelmente restaurado, de Paulo Ricardo Marcadella.



Dois meses depois, para nossa surpresa, soubemos pelo blog T-Hunted, especializado em miniaturas de veículos, que a miniatura estava à venda no Ebay em Hong Kong, antes do seu lançamento no Brasil. Nossos associados João e Alexandre Arruda conseguiram adquirir uma das miniaturas que foi gentilmente enviada de presente ao clube.


Após curta temporada nas residências de vários membros do clube e aparições em eventos de automóveis antigos no Rio de Janeiro, a primeira miniatura do Miura 77 seguiria para as mãos do sr. Itelmar Gobbi, idealizador, juntamente com o sr. Aldo Besson, do carro que viria a ser o sonho de muitos brasileiros. Pela imagem abaixo é possível imaginar a emoção que todos nós sentimos em poder proporcionar este momento ao sr. Gobbi.

Como esperávamos, a coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil” tornou-se um sucesso editorial e a publicação, inicialmente concebida para ter 50 exemplares/modelos, passou a ter 75. Para a felicidade dos fãs e apaixonados, por este ícone da indústria automobilística brasileira, o 51° fascículo (primeiro da ampliação) será sobre o Miura Targa.


O Miura Clube do Rio de Janeiro sente-se realizado por poder ter contribuído com esse projeto e grato pela gentileza e profissionalismo de todos os envolvidos neste trabalho. Muito obrigado a todos do Miura Clube Gaúcho & Antigos pela frutífera parceria realizada e aos amigos e associados Flávio Pereira e Paulo Marcadella pela cessão do exemplar para escaneamento e imagens de seus carros. Agradecemos especialmente a Fábio Steinbruch, falecido prematuramente em 02/12/12, autor, juntamente com Bob Sharp, e um dos mentores da coleção Carros Inesquecíveis do Brasil. Se hoje possuímos uma miniatura de qualidade do Miura, devemos muito a este grande antigomobilista que deixou para as futuras gerações um legado de grande carinho e ações em prol da cultura do automóvel antigo no Brasil.

11 comentários:

  1. Muito maneiro, espero que quando eu consiga "meu" Miura X8 ele seja escaneado também para ter uma miniatura seria sensacional heim!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Julio - Miura 77 - POA/RS13 de novembro de 2013 09:42

    Parabéns amigos do Miura Clube RJ por terem participado e se dedicado a este feito de grande importância histórica. Todos os miureiros estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos no "Projeto Miniatura Miúra Sport"... Muito embora resida e trabalhe em uma cidade do interior do RJ, já havia deixado reservado com um profissional da distribuição na Capital dos meus dois exemplares... Um, original, ficará na minha pequena coleção de miniaturas e o segundo exemplar será repintado com a cor #12, original verde do exemplar que estou restaurando.
    Muito obrigado a você, Sandro, por toda a ajuda que tem me prestado.
    forte abraço sempre.
    Fernando Lapagesse

    ResponderExcluir
  4. Belo texto. Parabéns a todos. Uma vitória, com certeza, para todos nós que amamos este carro e somos proprietários de Miuras. www.doutorsilverio.com

    ResponderExcluir
  5. Que bueno que ya podemos tener una copia , como hago para tener un ejemplar y me lo envíen a la Argentina , un fuerte abrazo a todos los Miureiros....

    ResponderExcluir
  6. Além de ter a miniatura nas mãos, foi emocionante a leitura do fascículo que a acompanha ! Emocionante também foi a humilde atitude do grande jornalista Bob Sharp, que buscou informações fidedignas sobre a história da fábrica e incluiu integralmente todos os comentários realizados pelo Miura Clube RJ, representado pelo seu presidente Sandro Zgur, na edição final deste fascículo. Isso só engrandece o trabalho de pesquisa que vem sendo feito com muita seriedade pelo MCRJ e que conta com a colaboração dos próprios fabricantes, de outros aficionados e do clube parceiro Miura Clube Gaúcho & Antigos. Parabéns a toda a comunidade que coloca a paixão pelo antigomobilismo e pela marca Miura acima de quaisquer outros interesses !

    ResponderExcluir
  7. Espetacular! Como disse o Hugo, não só a miniatura é fantástica como os detalhes importantíssimos do encarte também!

    Garanti a minha assim que bati o olho, no primeiro dia!

    ResponderExcluir
  8. CARO SANDRO, DEMAIS COLABORADORES DO MCRJ E MIUREIROS DO BRASIL E EXTERIOR:
    FOI UMA GRANDE VITÓRIA DOS MIUREIROS E PARECE UM SONHO, DEPOIS DE BEM MAIS DE TRÊS DÉCADAS, CONSEGUIRMOS UMA PRIMEIRA MINIATURA DA NOSSA MARCA (PERFEITA) COM UM NÍVEL DE 100% DE ORIGINALIDADE.....
    PARABÉNS PELO TEXTO ACIMA...
    PARABÉNS PARA TODOS NÓS MIUREIROS....
    ZACARIAS - MIURA CLUBE GAÚCHO E ANTIGOS

    ResponderExcluir
  9. Para mim, que me apaixonei por Miura desde a primeira vez que vi um, e sempre sonhei em ter um dia, é emocionante ver a 1ª miniatura comercial... reconhecido depois de ser muito judiado (até hoje), ver o Miura reconhecido como um carro importante p/ a indústria como outros é gratificante ! E vem mais por aí ! Trabalho sério é isso ! Parabéns pelo texto Sandro e todos !

    ResponderExcluir