Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

terça-feira, 23 de julho de 2013

O Resgate do Primeiro Miura X-8 Fabricado


Há algum tempo o Miura Clube RJ estava à procura do primeiro Miura X-8 fabricado para compor o seu acervo. Apesar do conhecimento da numeração do chassi e da placa (amarela) do exemplar, estávamos tendo dificuldade na localização do seu paradeiro. Então, no dia 16/07, recebemos um email do sr. Zacarias Balbi, presidente do Miura Clube Gaúcho & Antigos, encaminhando a oferta de venda de um Miura X-8 Targa em São Paulo. Ao olharmos as fotos do exemplar pintado na cor "Amarelo Serra Pelada" (ouro transparente) com teto targa (preto ônix) e sua placa, ainda amarela, tivemos a certeza que o grande dia tinha chegado. Não encontramos o Miura, ele nos encontrou!

Miura X-8 Targa - Foto enviada pelo Miura Clube Gaúcho & Antigos
Miura X-8 Targa - Foto enviada pelo Miura Clube Gaúcho & Antigos
Imediatamente entramos em contato com o sr. Pérsio Rodrigues que nos forneceu mais detalhes sobre o Miura e assim tivemos a confirmação que este é, sem dúvida, o primeiro X-8 fabricado pela Besson, Gobbi S.A. O carro, apesar da pintura oxidada, contempla apenas 10.000km rodados e ainda possui todos os itens mecânicos e de acabamento originais de fábrica, incluíndo o manual do proprietário e as capas dos tetos, ferramentas e estepe. Em poucos minutos o negócio estava concretizado e mais um importante exemplar da história da marca estava sendo resgatado.
Pneus Pirelli P44 - Originais de fábrica
X-8 Targa rumo ao novo lar
Vanderlei dando o primeiro banho no X-8 no novo lar.
Lançado na V Feira Nacional dos Transportes, a Brasil Transpo 87, o X-8 foi mais que o oitavo modelo da marca, ele representou o início da terceira geração de modelos Miura. Em termos de design, introduziu o vidro traseiro envolvente, a tampa traseira com aerofólio integrado em uma peça única e um novo modelo de volante que caracterizaram essa última geração de modelos da marca.

Grande destaque desta feira, o X-8 foi apresentado como o "carro esportivo dos anos 90". Ao preço de CZ$2.000.000,00, custava praticamente o dobro de um Escort XR3 conversível, o mais caro automóvel de linha do Brasil na época, cujo preço de tabela era de CZ$1.091.657,00.

Folder Miura X-8
Folder Miura X-8 (verso)

Para justificar o preço deste Miura, além da exclusividade, o modelo contava com um amplo pacote tecnológico que incluía  controle de abertura de portas remoto, bancos elétricos com ajuste na distância do assento e encosto revestidos em couro, motor AP-800 com turbocompressor Ishikawagima e o já conhecido computador de bordo com sintetizador de voz com dois adendos inéditos e exclusivos do modelo: a barra de luz rítmica (bargraph) sob a lente dianteira que acendia conforme o sintetizador de voz era acionado e o sistema de alarme por vibração (pêndulo) que emitia o aviso sonoro "Atenção Miura X-8 ativado" se alguém tocasse no carro estacionado.
Lançamento do Miura X-8 na Transpo´87 -  Anhembi/SP.

Destaque da Revista Quatro Rodas (Dez/87)
X8 Targa - Capa do caderno Carro & Moto do Jornal do Brasil
X-8 Targa - Caderno Carro & Moto do Jornal do Brasil
X8 Targa - Caderno Carro & Moto do Jornal do Brasil

É grande a possibilidade do primeiro X-8 fabricado ter sido, também, o exemplar que causou furor na Transpo 87. Isso devido ao fato de que apenas dois exemplares foram produzidos em 1987 nesta cor e este, em especial, possui todas as características do veículo exposto na feira (com exceção do volante), incluíndo o característico emblema dianteiro que foi logo substituído nas unidades seguintes (vide folder acima). Segundo o antigo diretor comercial da Besson, Gobbi S.A., Sr. Roberto Gobbi, é possível que o volante tenha sido trocado na Zevir, autorizada Miura onde o carro foi vendido. 

X-8 Targa na Transpo 87 - Interior sofisticado

X-8 Targa, com exceção do volante, o mesmo interior  visto na foto acima
Painel X-8 Targa - Manômetro do turbo na coluna e design diferenciado
X-8 Targa com Motorádio Águia e Equalizador Tojo GR-180
 
X-8 Targa no seu novo lar 



Este exemplar passará por um processo de restauração da pintura e demais itens desgastados pelo tempo. Brevemente ele estará exibindo todos os atributos que fizeram dele a sensação do salão do automóvel e das capas e matérias das melhores publicações especializadas do Brasil.

Miura X-8 - Requintes sobre rodas

Para mais informações sobre o modelo X-8 clique em:


9 comentários:

  1. Este carro, cujo passado encontra-se devidamente registrado em reportagens da época, representa um marco na história da Miura e funciona como uma cápsula do tempo para os aficionados pela marca pois nos remete há mais de 25 anos atrás. Sorte que sua originalidade foi totalmente preservada, a qual certamente servirá de padrão para o resgate futuro de modelos similares.

    ResponderExcluir
  2. PARABENIZAMOS O COLECIONADOR DE MIURAS IMPECÁVEIS QUE ADICIONOU AOS SEUS POSSANTES MAIS ESTA PRECIOSIDADE DA NOSSA BANDEIRA....
    ZACARIAS - MIURA CLUBE GAÚCHO E ANTIGOS

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Emociona ver esse trabalho!
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, novamente, pela belíssima aquisição.
    Um abraço
    Julio / rs
    Miura 77

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Rodrigues.24 de julho de 2013 12:01

    É um milagre um carro deste aparecer no estado que está, além de 10.000km rodados! Parabéns pela aquisição! Está em boas mãos! Esse não será modificado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela raridade, quando o vi a venda, fiquei apaixonado pelo carro, mas já tenho uma X-8 e sei o quanto este carro é encantador. Que seu destino seja belo como o seu design e conservação.

    ResponderExcluir
  7. Cada vez que vejo algo desse porte me sinto mais novo revigorado me leva aos anos de 1980 quando entrei pela primeira vez em uma Miura. E me faz lembrar o quanto valeu após 33 anos comprei minha Miura Mts 1981.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao novo proprietário, que foi mais rápido do que eu e o adquiriu antes mesmo que eu conseguisse saber seu preço. Meu consolo é que sei que está em boas mãos.

    ResponderExcluir
  9. Um amigo, sabendo q eu tenho Miura, passou em frente a casa do antigo dono dessa X8 e registrou ela imaculada em seu casulo. A casa onde ela estava, estava à venda. Ainda bem q a Miura teve um destino mais do q merecido antes mesmo da casa ter sido vendida......

    ResponderExcluir