Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Miura X10

Em nossa primeira viagem a Porto Alegre, convidados gentilmente pelo Sr. Itelmar Gobbi a sua residência, deparamo-nos com o desenho original, de autoria do próprio, de um dos maiores sucessos da Besson,Gobbi S.A., o Miura Top Sport.  O desenho ilustrou a matéria  sobre  o 6º Salão Internacional do Transporte (conhecido como Brasil Transpo) na edição número 351 (out. 89) da revista "Quatro Rodas".




Revista Quatro Rodas - Edição 351 (Out-89)

Nossa maior surpresa foi descobrir que este Miura tinha sido batizado, originalmente, pelo seu designer como "Miura X10", por ser este o décimo modelo da fábrica. Segundo o Sr. Itelmar Gobbi o nome foi mudado por razões mercadológicas, pois concluíram que a nomenclatura "Top Sport" melhor expressaria as características do modelo.

Desenho original do Miura X10 (Top Sport)
Ampliação do desenho original
 Descobrimos também, com base nas fichas técnicas de controle de montagem da fábrica, que o modelo teve um terceiro nome:"Top Line". Este nome consta apenas na ficha do primeiro Miura Top Sport (Top Line) fabricado e foi o carro exposto no 6º Salão Internacional do Transporte. Ainda assim, na gravação da plaqueta de carroceria deste primeiro exemplar consta "Modelo: TOP SPORT".

4 comentários:

  1. Rogerio M Schirach3 de outubro de 2012 17:54

    Ola Sandro, e há quem saiba qual o número do 1° Topsport? Ou eles eram numerados seguindo a numeração geral dos outros modelos?
    Abração
    Rogério M Schirach

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério! Como sabemos, a partir de 1987 a fábrica passou a adotar o padrão ABNT na numeração do chassi - http://miuraclube.blogspot.com/2011/08/decifrando-numeracao-do-chassi-do-miura.html - Assim sendo, cada modelo passou a ter um código que o identificava e o número de fabricação era sequêncial para todos os modelos em linha, ou seja, geral. Através das fichas técnicas de controle de montagem da fábrica sabemos que o primeiro TopSport tem a numeração 368 (produção 1989). Um abração!!!

      Excluir
  2. Toda fábrica de automóveis, seja pequena ou grande, tem muitas histórias que, na maioria das vezes, acabam se perdendo a medida que o tempo passa. O trabalho de resgate e registro dessas histórias, visa exatamente recontar da maneira mais fiel possível todo o processo, desde a concepção ao lançamento de cada modelo produzido. O trabalho é árduo mas o resultado gratificante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hugo!!! Gratificante é ter você e os demais parceiros de vários lugares do Brasil contribuindo ativamente neste trabalho de resgate e registro. Muito obrigado por tudo!

      Excluir