Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Top Sport I.E. 91/91 - Novo de novo (Restauração completa)



Em junho de 2008, um Miura Top Sport I.E. 91/91 foi anunciado para venda no Rio de Janeiro. Décimo modelo da fábrica de veículos fora-de-série Besson&Gobbi S.A., o Top Sport, lançado em outubro de 1989, trazia uma série de itens que o destacava, como: Bancos elétricos, retrovisor interno fotocrômico, abertura das portas por controle remoto, computador de bordo com sintetizador de voz, lâmpadas das setas traseiras com acendimento sequêncial, piloto automático (speed control), etc. Além disso, o modelo foi o primeiro esportivo fora-de-série a usar motor  com injeção eletrônica (AP-2000i) nos modelos 91 em diante, a contar com sistema de freios ABS (Antilock Brake System) e suspensão eletrônica, desenvolvida pela COFAP. 

Como mostram as imagens, o exemplar não estava nas melhores condições, ainda assim foi decidido que o Top Sport seria salvo e voltaria a exibir suas características originais.

Negócio fechado, o Miura foi levado à Ronil Oficina Mecânica onde foi realizado por Robson Veras todo o trabalho de desmontagem, restauração mecânica, elétrica e montagem final.

Daniel e Robson Veras
 Em 2009, após completa desmontagem e verificação minuciosa do chassi, o Top ganhou uma nova saia que devolveu à frente do modelo a estética original.





João X11 - Laminador

De volta à oficina, o cofre do motor e toda a parte inferior do veículo foi pintada e toda a parte elétrica refeita para poder receber o conjunto mecânico restaurado. Todas as peças mecânicas desgastadas foram substituídas por novas.

Robson Veras - Verificação minuciosa.

 



Mecânica pronta, o carro segue para a pintura para receber a cor (branco pérola) e o brilho de outrora.



Felipe - Oficina de pintura "Xand´s Car"

Fase crítica da restauração, devido à sofisticação do seu interior, a forração interna foi executada seguindo o padrão de fabricação deste exemplar: Couro na cor gelo e carpete marfim.
Edmilson - El Shaday Capotaria


Antes e depois:

Carroceria




 

 


Motor

  



 Interior



Três anos e meio após a aquisição o Miura Top Sport tornou-se novo, novamente, com todos os seus itens de série e opcionais funcionando perfeitamente. Durante as fotos, realizada no Aterro do Flamengo, várias pessoas que caminhavam ou se exercitavam por lá, pararam para admirar o veículo, uns saudositas e outros curiosos querendo saber que carro era aquele. Mas o comentário mais impressionante foi de um senhor, de aproximadamente setenta anos, que após uma olhada geral, por dentro e por fora perguntou quando aquele carro seria lançado no mercado... ficou surpreso quando soube que era um carro fora de linha e com mais de vinte anos! Este exemplo reforça que mesmo passadas duas décadas o projeto ainda possui uma modernidade intrínseca.










Gostaríamos de externar aqui nossos agradecimentos à Aldo Besson (in memoriam), Itelmar Gobbi, Roberto Gobbi, Flávio Pereira, Luis Felipe Mello, Paulo Marcadella, Herison Chalegre, Hugo Bueno, Marcelo Rodrigues, Sérgio Botelho, Maurício Mesquita, Luiz Verly, Cassio Matiello, Sérgio Ginjas, João X11,  Zacarias Balbi, Miura Clube RJ, Miura Clube Gaúcho & Antigos, Miura Clube RS, Miura Clube SC, Miura Clube PR, Xand´s Car Oficina de Pintura, El Shaday Capotaria, Balsemão Oficina de Gravação e todos aqueles que contribuíram de alguma forma para a consecução desse objetivo.

Agradecemos, especialmente, à Robson Veras e a todos os colaboradores da Ronil Oficina Mecânica pela dedicação e capricho na restauração deste exemplar.

 

O Miura Clube do Rio de Janeiro e os demais clubes parceiros estão à disposição de todos aqueles que necessitarem de qualquer tipo de orientação para a restauração de algum modelo Miura.

 

 

58 comentários:

  1. Sen-sa-cio-nal ! É o termo que mais combina com o carro. Pude acompanhar durante o último ano todo o cuidado e fidelidade no resgate deste automóvel, exemplo da criatividade da indústria automobilística brasileira. Parabéns ao Sandro e a toda equipe responsável pelo renascimento deste magnífico exemplar. A sensação de quem viu ao vivo, assim como eu, foi de um retorno a vinte anos atrás, quando eram retirados zero km das concessionárias inclusive com plásticos nos bancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, mais importante que o resultado obtido são os amigos que o antigomobilismo e , em especial, o Miura me proporcionaram. Fico muito feliz que você faça parte desta família e te agradeço por todo o apoio dado.

      Abração!

      Excluir
    2. Parabéns, fiquei emocionada em ver o amor de vocês pelo carro e pela marca. Como filha de um dos idealizadores do carro Miura é sempre um prazer ver a história resgatada.

      Abraços Simone Gobbi

      Excluir
    3. Prezada Simone, nós aficcionados pelos Miuras é que ficamos emocionados e agradecidos pelo seu depoimento. Tenha a certeza que todos nós, do Miura Clube do Rio de Janeiro e dos Miura Clube parceiros, estaremos engajados em perpetuar a história desta gloriosa marca.

      Abraços

      Excluir
  2. Rogerio M. Schirach5 de fevereiro de 2012 20:38

    Apaixonante!!!!!!!!!!
    Parabenizo ao proprietario por este espetacular resultado!
    E às oficinas envolvidas, também estão de parabéns, tenho muita vontade de fazer isso com meu Top, um dia, quem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rogério!!! Seu Top não necessita de uma intervenção tão radical. Seu exemplar é belíssimo!
      Contudo, se ainda assim decidir realizar um "rejuvenescimento", pode contar com a gente para o que precisar.

      Abração!

      Excluir
  3. Grande Presidente!
    Simplesmente glorioso!
    Além da restauração estética, o fato de termos agora um TopSport em condições de rodagem de zero km é uma completa volta ao tempo em que nossos cabelos tremulavam ao vento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Diretor Técnico do Miura Clube RJ!!!
      Realmente é uma volta ao tempo em que tínhamos cabelo... rsrsrsrs

      Um abração meu amigo!

      Ah!!! Quando estiver no Rio, não esqueça de nos avisar.

      Excluir
  4. Parabéns Sandro, ficou lindo!!! - Placido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo Placido!
      Aproveita e vem com o seu MTS80 nos fazer uma visita.

      Um abração!

      Excluir
  5. Parabens pelo carro, com certeza ele irá lhe trazer muita felicidade.

    ResponderExcluir
  6. parabens ao proprietario desse magnifico exemplar pelo empenho, dedicacao envolvidos na sua restauracao, me trouxe de volta grandes lembrancas dos miuras que tive e os comentarios que sempre ouvia a respeito dos modelos, curta bastante seu brinquedo, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Seu testemunho é muito gratificante, pois um dos objetivos deste trabalho era justamente sentir a sensação daqueles que possuíram um Miura na época em que eram fabricados. Se o sr. possuir foto de algum dos seus veículo e puder nos enviar ficaremos muito agradecidos. miuracluberj@gmail.com

      Um grande abraço

      Excluir
  7. Parabens, ficou fantastica...

    ResponderExcluir
  8. Parabens Sandro!
    Preciso conhecer sua Top, prometo não babar dentro do carro.
    Acho que se um dia restaurar minha X8, terei que levá-la ao Rio e deixar aos seus cuidados.
    Abração Hélio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio! Espero em breve estarmos juntos novamente em algum encontro de antigos. Restaurar seu X8??? Você está sendo modesto, seu carro é um espetáculo e é ainda original de fábrica. Isso,de fato, só se pode ser uma vez.
      Mas se quiser deixá-la comigo, não irei recusar... hehehe

      Um abração

      Excluir
  9. Restauração perfeita, parabéns. Parabéns também pela cobertura das fotos e textos que, tenho certeza, irá motivar outros proprietários de Miuras a seguir pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maurício! O "artista dos Miuras"!!!
      Muito obrigado amigo, também te agradeço pelo empenho em recriar digitalmente em pôsteres as belas linhas dos nossos Miuras. Aguarde minhas encomendas!

      Excluir
  10. Parabens, um resgate fantastico.

    Vc poderia postar os contotos das oficinas e pessoas que trabalharam em teu carro.
    Tenho um Squalo 1980 e quero restaurar.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo! Colocarei brevemente os contatos mas,para adiantar, enviarei para o seu email, ok?
      O Squalo é um modelo raríssimo e com toda certeza merece ser restaurado. Pode contar conosco para o que precisar.

      Abraços!

      Excluir
  11. Ao meu "filhão"um giga parabéns pela sua perseverância e competência naquilo que ele se disponha a realizar.
    Ficou maneiríssimo.
    Beijão do seu pai.
    Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado paizão!!!!
      Vamos combinar para dar umas voltas!

      Beijão pai.

      Excluir
  12. Só tenho uma definição para o resultado: PERFEITO!
    Parabéns Zgur... teu Miura ficou lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Kamila!

      Fico feliz que tenha gostado.

      Abçs

      Excluir
  13. Realmente maravilhoso!!!
    Resultado de muito empenho, persistência e paciência.
    Meus parabéns ao Sandro que soube conduzir esse feito até o fim.
    Abraços;
    Herison Chalegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E da sua ajuda também, sem ela o trabalho não estaria concretizado. Muito obrigado amigo.

      Um abração!

      Excluir
  14. Sandro,
    ficou lindo, agora só falta fazer um test drive
    grande abraço
    Alfredo Froner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! O convite já está feito!

      Um abração e obrigado.

      Excluir
  15. Parabéns Zgur!!! Ficou muito bonito. abs

    ResponderExcluir
  16. Amigo Sandro

    Lembro de você ter me falado a respeito da restauração desse carro. Qualquer coisa que eu disser é "chover no molhado". A turma já disse tudo nos comentários anteriores. Sei o quanto você é apaixonado pelos Miuras e consigo imaginar o orgulho que está sentindo da nova "cria". Parabéns!

    Um grande abraço!

    Fernando Barenco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras e pelo espaço que você e a Fátima sempre disponibizam para os Miuras no Portal Maxicar. Realmente, é uma satisfação enorme concluir com êxito um projeto de restauração de um Top Sport.

      Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  17. Muito maneiro Sandro, parabens. Marcio

    ResponderExcluir
  18. Meuw parabéns Sandro....realmente ficou maravilhoso seu Miura...Quem sabe um dia me dará o prazer de retrata-lo em oleo sobre tela para que voce possa tambem decorar sua parede....
    Visite meu blog e veja meus trabalhos. www.at-artes.blogspot.com
    Abraços
    Arie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ariel! Nossa, será uma honra ter um Miura retratado por você. Seus trabalhos são magníficos. Parabéns!!!

      Excluir
  19. Parabéns pela coragem, determinação, capricho e bom gosto. Imagino a satisfação e orgulho de alcançar esse espetacular resultado. E importante, mantendo-se fiel à originalidade do modelo em cada detalhe. Espero ver o carro em eventos no RJ. Rafael Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rafael... realmente é necessário uma boa dose de coragem para encarar um desafio desses,rsrsrs Contudo, como você disse, a satisfação e o orgulho de ver resultado faz tudo valer a pena. Com certeza, nos veremos em algum evento de antigos aqui no Rio. Um abração e obrigado.

      Excluir
  20. PARABÉNS SANDRO, APROVEITANDO A DEIXA

    M odernidade
    I ntrínseca
    U nânime
    R eal
    A dmirável

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DO MIURA CLUBE.

    AMÉRICO RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Américo!!!

      HEHEHE, essa "deixa" foi obra do amigo Hugo que escreveu todo esse parágrafo. Também gostei da "modernidade intrínseca"! Um grande abraço e apareça nos encontros!

      Excluir
  21. Sandro, apesar de não entender do assunto, algo é perceptível aos olhos de qualquer um... um trabalho brilhante e digno de ser admirado! Parabéns, Querido!

    ResponderExcluir
  22. O projeto e a conclusão foram simplesmente indefectíveis! Parabéns a todos os envolvidos!

    Prá coroar, nada melhor que essas fotos num dia de verão no Aterro...

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  23. Grande Matheus! Mais um exemplar da história do automóvel brasileiro salvo!
    O dia estava perfeito e a temperatura agradável, apesar do verão, não queríamos (Hugo e eu) nem ir embora, rsrsrs

    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  24. Sandro, ficou sensacional!! É o Top mais bonito que já vi !!Emocionante ver o resultado de toda essa restauração, exalto sua perseverança, competência e cuidado extremo em deixá-lo 100% original! Só você sabe o trabalho e a satisfação do resultado em cada peça. Parabenizo também todas as pessoas envolvidas, afinal um carro desses não poderia "morrer" onde estava.
    Um abraço!
    Marcelo Rodrigues.

    ResponderExcluir
  25. Sandro, ficou sensacional !! Foi emocionante ver o resultado dessa restauração feita c/ muita competência, perseverança e carinho. Exalto o seu cuidado de deixá-lo 100% original. Parabenizo também todas as pessoas envolvidas, afinal um carro desses não poderia "morrer" onde estava e do jeito que estava.
    Parabéns!
    Um abraço!
    Marcelo Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcelo!!! Devo o resultado, também,a você que sempre teve a gentileza de disponibilizar seu espetacular TopSport i.e. 90/91 para que tivéssemos referências para a restauração. Ainda vamos viajar muito com nossos amigos do clube e os Miuras por esse Brasil!!! Muito obrigado por tudo.

      Excluir
  26. Meu amigo Sandro,

    Como sempre e em todas as restaurações que se propõe fazer, ficou perfeito. Não tem preço ficar olhando a obra pronta, né? Meus parabéns, você é um exemplo a ser seguido, juntamente com todos que viabilizaram o projeto.

    Grande abraço

    Welco

    ResponderExcluir
  27. Meu grande amigo Welco, é verdade que não canso de "namorar" esta Miura, mesmo não sendo perfeita como suas gentis palavras a descrevem, rsrs
    Assim como disse ao amigo Hugo, minha maior felicidade no antigomobilismo foi ter conhecido pessoas como você. Um grande abraço para você e para todos os amigos do Opala Clube do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  28. Belo automóvel, dá gosto de ver! Grande abraço do amigo Silvério. www.sexodrogas.psc.br

    ResponderExcluir
  29. Muito linda!Restauração muito bem feita,também tenho uma Top Sport mas tá em restauração ainda mesmo ano 91...babei com essa aiii um grande abraço!
    João Vítor,Pelotas RS - http://motivandoboleiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Dr Sandro,

    Tudo bem, muito perfeita essa restauração confesso que não imaginava que no RJ tinha tal oficina para isso, ainda procuro uma aqui no RJ pra reformar algumas coisas do meu Peugeot 306 Cabriolet e não achei ninguem que o faça.

    Estou de olho em alguns Miuras e mandei um email a você com um link para me ajudar a identificar que Miura é, pois não consegui, e ainda de olho em um Top Sport mas esse só quando meu projeto der certo ai terei grana pra tal, e uma curiosidade, quanto custou essa reforma?

    Abraços
    Henry Miranda

    ResponderExcluir
  31. Realmente incrivel o resultado, é como se voltasse no tempo. Ao rever as fotos deste miura toda aquela paixao pela marca voltou, é como se ela tivesse o poder de me devolver meus 20 anos.Tive a certeza de que quero ter uma miura novamente. Parabens

    ResponderExcluir
  32. show parabens pelo lindo trabalho costumo brincar dizendo que e o milagre da lataria bjs sucesso a todos









    ResponderExcluir
  33. Eu quero este!!!!!! Mas tenho a impressão de que nem trabalhando toda a minha vida poderia comprá-lo... Snif!

    ResponderExcluir
  34. IMpressionante !!! Lindo trabalho ! Fico muito feliz pelo carinho, amor e competência de todos envolvidos. parabéns mais uma vez hoje e sempre. Um forte abraço em todos. Se possível por favor, poderiam passar os contatos das pessoas envolvidas na restauração, oficinas e demais peças raras de se encontrar.
    Viva a vida.

    ResponderExcluir