Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Carburador - Identificação e Calibragem

Com o lançamento do Miura MTS, no Salão do Automóvel de 1978, o Miura dava aos seus seletos clientes a opção de um motor refrigerado a água. O Miura MTS utilizou o motor 1.6 do Passat TS que era equipado com carburador de corpo duplo, modelo 32/35 DIDTA. Este carburador era importado e por isso é conhecido como "Solex alemão", sendo utilizado apenas nos motores 1.6 a gasolina. Os motores 1.6 movidos a álcool passaram a ser oferecidos apenas a partir de meados de 1982, já utilizando carburadores Weber também de corpo duplo.



Tabela de calibragem - Motores 1.6 BS (modelos MTS até 1981)

Identificação do carburador
Solex 32/35 DIDTA
Combustível
Gasolina

1º estágio
2º estágio
Diâmetro do difusor (mm)
24
27
Calibre do pulverizador principal
127,5
140
Calibre do ar do pulverizador principal
140
140
Calibre do pulverizador da marcha-lenta
45
-
Calibre do ar adicional da marcha-lenta
130
-
Calibre de gasolina adicional do sistema de progressividade
-
50
Calibre de ar do sistema de progressividade
-
100
Válvula de enriquecimento
57,5
75
Tubo injetor
45
-
Vazão da bomba de aceleração (cm³/curso)
0,90 (+/- 0,15)
Diâmetro da válvula estilete (mm)
1,75
Junta sob a válvula estilete (mm)
0,5
Peso da bóia (g)
7,3
Nível de gasolina na cuba (mm)
38 (+/- 1)
Abertura da válvula-borboleta do acelerador com a do abafador totalmente fechada (mm)
0,65 (+/- 0,05)
Abertura da válvula-borboleta do abafador (mm)
3,7 (+/- 0,15)
Rotação da marcha-lenta (rpm)
950 (+/- 50)


Carburadores Weber 450

O carburador Weber 450, conhecido como "mini-progressivo", passou a equipar a linha Passat e , consequentemente, os Miuras  com essa motorização, a partir dos modelos 1982 e foi instalado exclusivamente nos motores 1.6. Ao longo dos anos o Passat utilizou diversos modelos deste carburador, com diferentes calibragens, e com acionamento do 2º estágio mecânico ou a vácuo.
As tabelas abaixo trazem uma listagem dos carburadores utilizados e suas características de fábrica , separadas pelos motores que equiparam a linha Passat neste período: BS (modelos 1982), MD-270 (modelos 1983 até 05/1985) e AP-600. Para os modelos equipados com motor MD-270, verifique a numeração do seu motor para consultar a calibragem original de seu carburador.







Tabela de calibragem - Motores MD-270 (de 1983 a 05/85 – MTS/Targa/Spider)

Número de série do carburador
ZBA.129.015.AC / AL (3)
ZBA.129.015.AG
Combustível
Gasolina
Gasolina
Utilizado nos motores desde o número
UC 000.101
UC 068.546
Até o número
UC 068.545
-
Acionamento do 2º estágio
Mecânico
À vácuo
1º estágio
2º estágio
1º estágio
2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)
21 / 4,5
24 / 4,5
21 / 4,5
24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal
107
115
105
112
Calibre do ar do pulverizador principal
205
115
195
120
Tubo misturador
B4
B4
B11
B12
Calibre do pulverizador da marcha-lenta
52
55
52
57
Calibre do ar da marcha-lenta
100
90
110
90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)
-
90 / 55
-
90 / 57
Calibre do tubo injetor
45
45
Diâmetro da válvula-estilete (mm)
2,0
2,0
Peso da bóia (g)
11 a 13
11 a 13
Furos de progressão
95 / 100 / 110
100 / 100
95 / 105 / 120
100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)
1,1 a 1,5
1,5 a 1,9
Altura da bóia (mm)
9,75 a 10,25
9,75 a 10,25
Curso da bóia (mm)
13,5 a 14,5
13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)
0,8 a 1,0
0,75 a 0,95
Abertura da borboleta do afogador (mm)
6,75 a 7,25
8,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio
34º a 40º
67º a 73º
Rotação da marcha-lenta (rpm)
750 a 850 (1 e 2)
750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)
1,5 a 2,5
1,5 a 2,5

Número de série do carburador
ZBA.129.015.4
ZBA.129.015.AD
Combustível
Gasolina
Álcool
Utilizado nos motores desde o número
Todos os Passat LSE "Iraque"
Motor prefixo UC
BW 010.101
Até o número
BW 016.954
Acionamento do 2º estágio
À vácuo
Mecânico
1º estágio
2º estágio
1º estágio
2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)
21 / 10,5
24 / 10,5
21 / 4,5
24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal
105
125
125
160
Calibre do ar do pulverizador principal
195
120
160
160
Tubo misturador
B11
B12
B3
B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta
50
-
60
-
Calibre do ar da marcha-lenta
100
-
110
-
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)
-
90 / 60
-
90 / 80
Calibre do tubo injetor
45
70
Diâmetro da válvula-estilete (mm)
2,0
2,0
Peso da bóia (g)
11 a 13
11 a 13
Furos de progressão
95 / 105 / 120
100 / 100
95 / 100 / 110
100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)
0,7 a 1,1
1,6 a 2,0
Altura da bóia (mm)
9,75 a 10,25
5,75 a 6,25
Curso da bóia (mm)
13,5 a 14,5
13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)
0,75 a 0,95
0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)
8,25 a 8,75
5,95 a 6,45
Início da abertura do 2º estágio
67º a 73º
30º 30' a 36º 30'
Rotação da marcha-lenta (rpm)
900 a 1000
750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)
1,5 a 2,5
2,0 a 3,0 (2)

Número de série do carburador
ZBA.129.015.AD / AM (3)
ZBA.129.015.AM
Combustível
Álcool
Álcool
Utilizado nos motores desde o número
BW 016.955
BW 120.581
Até o número
BW 120.580
BW 145.542
Acionamento do 2º estágio
Mecânico
Mecânico
1º estágio
2º estágio
1º estágio
2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)
21 / 4,5
24 / 4,5
21 / 4,5
24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal
125
160
125
160
Calibre do ar do pulverizador principal
170
180
160
160
Tubo misturador
B3
B4
B3
B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta
50
60
50
60
Calibre do ar da marcha-lenta
110
90
110
90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)
-
90 / 60
-
90 / 60
Calibre do tubo injetor
70
70
Diâmetro da válvula-estilete (mm)
2,0
2,0
Peso da bóia (g)
11 a 13
11 a 13
Furos de progressão
95 / 100 / 110
100 / 100
95 / 100 / 110
100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)
1,6 a 2,0
1,6 a 2,0
Altura da bóia (mm)
5,75 a 6,25
5,75 a 6,25
Curso da bóia (mm)
13,5 a 14,5
13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)
0,8 a 1,0
0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)
6,0 a 6,5
6,0 a 6,5
Início da abertura do 2º estágio
30º 30' a 36º 30'
30º 30' a 36º 30'
Rotação da marcha-lenta (rpm)
750 a 850 (1 e 2)
750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)
2,0 a 3,0 (2)
2,0 a 3,0 (2)

Número de série do carburador
ZBA.129.015.AJ
ZBA.129.015.AQ (4)
Combustível
Álcool
Álcool
Utilizado nos motores desde o número
BW 145.543
BW 246.108
Até o número
BW 238.936
Final da produção
Acionamento do 2º estágio
À vácuo
À vácuo
1º estágio
2º estágio
1º estágio
2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)
21 / 4,5
24 / 4,5
21 / 4,5
24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal
130
150
127
155
Calibre do ar do pulverizador principal
160
170
160
170
Tubo misturador
B3
B4
B3
B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta
57
70
55
62
Calibre do ar da marcha-lenta
110
90
110
90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)
-
90 / 70
-
90 / 62
Calibre do tubo injetor
65
65
Diâmetro da válvula-estilete (mm)
2,2
2,2
Peso da bóia (g)
11 a 13
11 a 13
Furos de progressão
95 / 100
100
95 / 100
100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)
2,0 a 2,4
1,7 a 2,1
Altura da bóia (mm)
7,75 a 8,25
7,75 a 8,25
Curso da bóia (mm)
13,5 a 14,5
13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)
0,8 a 1,0
0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)
8,25 a 8,75
8,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio
67º a 73º
57º a 63º
Rotação da marcha-lenta (rpm)
750 a 850 (1 e 2)
750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)
2,0 a 3,0 (2)
2,0 a 3,0 (2)

Observações:

(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)
(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%
(3) Desde os motores UC 043.569 e BW 091.181 os carburadores passaram de AC para AL e de AD para AM. Essa alteração ocorreu em função das roscas dos suportes dos calibres de marcha-lenta e progressão passarem de M6 para M8.
(4) Os motores BW 238. 937 a BW 246.107 também possuem o carburador ZBA.129.015.AQ, porém com as seguintes diferenças:
- Calibre do tubo injetor: 75
- Vazão da bomba de aceleração: 2,5 a 2,9 cm³ / acionamento

Brosol 2E7 (motores 1.8 e 2.0) e Brosol 3E (motor 2.0)

Os Miuras equipados com motores 1.8 utilizaram exclusivamente o carburador Brosol 2E7, com acionamento pneumático do 2º estágio.





O carburador 2E7 também equipa os motores AP 2000, diferente do AP 1800 nos seguintes aspectos:

Além de nova calibragem, o carburador é fundido totalmente em Zamac e sem existência de cantos vivos, garantindo a eficiência do banho anti-corrosivo. Também foram introduzidas modificações visando o seu aprimoramento, conforme demonstra a ilustração abaixo.

Importante: Os circuitos dos sistemas de funcionamento deste carburador são semelhantes aos dos utilizados nos motores AP1800.

Dentre as inúmeras novidades da linha Volkswagen 1990, uma delas foi a introdução do Carburador 30/34 - 3E nos motores Alta Performance 2000 - 2ª fase. Veja as características do 3E:


O link abaixo lista as características de calibragem de fábrica dos carburadores 2E7 e 3E de acordo com o combustível utilizado e número de série do motor, utilizando as siglas de identificação de fábrica.

http://www.volkspage.net/vwsantana/mecanica/carburadores/index.htm




Fonte: Home-Page do Passat - http://www.hpdopassat.com.br/
             VolksPage.Net - http://www.volkspage.net/


3 comentários:

  1. Excelente a compilação e a organização das informações. Certamente vai ajudar bastante a comunidade miureira a tirar dúvidas sobre seus carburadores.

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  2. Sem querer levantar polêmica, mas sempre penso em mudar a motorização de uma miura X8 ou TopSport, utilizando um V6 de bloco pequeno ou o 5 clindros do Jetta antigo (170 cv), alguém poderia dizer se é viável realizar tal modificação ?
    meu e-mail : marcelo.souza.das.neves@gmail.com
    Obrigado !

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