Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

domingo, 15 de maio de 2011

X8 - 87/88 e 88/88 (Modelo 88 - Targa/Teto Grande/Teto Pequeno) - Referências Para Avaliação de Originalidade (P.P.)

Descrição geral

  • Motor/Escapamento/Elétrica
01 – Conjunto motor e câmbio AP-800 do Santana, nos primeiros exemplares (novembro/87até meados de 88), e conjunto motor e câmbio AP-2000 nas unidades seguintes. Combustível: Gasolina ou a álcool com partida a frio.

Motor AP-2000
  • Rodas
01 – Fabricadas pela Scorro aro14. O X8 88 possui a roda modelo "estrela".
  
  • Pneus
01 – 195/70-14.

  • Freios
01  –  Dianteiros a disco e traseiros a tambor.

  • Parte externa do veículo
01– Carroceria do tipo coupê, duas portas. As primeiras unidades do X8 eram do tipo Targa (semi-conversível - T-Top), logo a seguir foi oferecido o modelo X8 com teto solar grande ou pequeno (padrão Karmann Ghia - Webasto) em fibra de vidro.

02 -  Lateral da carroceria com vinco lateral reto entre os paralamas .

03 -  A tampa do porta mala  tem abertura por fechadura externa nas primeiras unidades, logo a seguir passaram a ter abertura elétrica por comando interno.
04 - O X8 possui aerofólio traseiro incorporado à tampa do porta-malas.


X8 Targa
X8 Teto Grande


X8 Teto "pequeno" - Webasto
   
  • Parachoques

01 – Os parachoques e saias dianteiras e traseiras são integrados à carroceria pintados na cor do carro.

  • Faróis/Lanternas
01 – Faróis de Fiat 147 (Cibié).

02  – Faróis auxiliares (faroletes) ficam na parte inferior do parachoque em habitáculo próprio incorporado à carroceria.

03 - O X8 possui barra de luz  rítmica ( "Bargraph") entre as lanternas dianteiras. A "Bargraph" é acionada pelo computador de bordo, acendendo no rítmo da frequência da voz sintetizada.  A lente da "Bargraph" é da mesma cor das lanternas dianteiras e une-se a elas por parafusos "Phillips" (unidades iniciais) ou por conectores de encaixe.

04 - Lanternas dianteiras envolventes exclusivas. As lentes de acrílico, sempre de cor laranja, podem ser do tipo "cristal" (unidades iniciais) ou "opaca".

05 – Lanternas traseiras do Gol 87,  tricolores (amarelo, vermelho e branco), cortadas nas extremidades e instaladas em posição invertida.

06 - Acendimento automático das lanternas  através de célula fotoelétrica localizada no interruptor do computador de bordo.

07 - Lâmpada neon localizada no vinco embaixo da lanterna traseira. A lâmpada é azulada coberta com uma capa de acrílico roxo.

 
Lanternas e bargraph com lente "cristal"

Lanternas e bargraph com lentes "opacas"
Lanternas traseiras do Gol 87 com modificações

  • Vidros
01 – Os vidros do modelo 88 possuem a logomarca “Miura”.

02 - Introdução do vidro traseiro "bolha".




  • Painel
01 – Painel de instrumentos do Alfa Romeo TI-4 com serigrafia exclusiva. O centro do painel do X8 Targa possui um relógio de horas analógico, nos outros X8 o relógio é substituído pela logomarca "X8".

02 - O console do X8 targa é exclusivo do modelo. O X8 de teto grande e de teto pequeno possui console próprio que passou a ser padrão no modelo.


03 - Console central composto (de cima para baixo): Saídas da ventilação,  botões de comando (da esq. para direita: Farol, faroletes, injetor de gasolina, desembaçador traseiro, abertura do porta-malas, vidros elétricos),  toca-fitas Motorádio, equalizador Tojo, botão de abertura da porta do carona, interruptor do neon, interruptor do computador de bordo (fotocélula), interruptor da "bargraph", led do alarme,  comando do ar condicionado (climauto - Passat Pointer com logo Miura), cinzeiro e isqueiro.

04 - Nos primeiros modelos X8 equipados com Turbocompressor, o manômetro da pressão do turbo, "Ishi Turbo", era colocado no "pescoço da direção". 

Painel X8 Targa 87/88
Painel padrão do X8
Console central X8

Manômetro do Turbo (Ishi-Turbo)
  • Estofamento
01– Novos bancos dianteiros e traseiros, utilizando couro liso e gravado na sua composição, os bancos traseiros não possuem encosto de cabeça.

02 - Os carpetes de nylon 6 ou 10mm sempre formando um conjunto monocromático com os bancos.




  • Volante e botão de buzina
 01 – Volante padrão de desenho exclusivo com emblema circular "Miura X8" no centro do botão de buzina.

02 -  Há referências de exemplares "Targa" e "Teto Grande" com volante Walrod SP-2 de dois ou três raios.


Volante padrão do X8

Volante Walrod de dois raios
  • Maçanetas
01 – Sem maçanetas, abertura por controle remoto.


  • Itens de Controle/Segurança/Detalhes

01 – Retrovisor externo em fibra, incorporado a porta, com controle elétrico interno.


02 - Computador de bordo com sintetizador de voz  localizado atrás do encosto do banco traseiro em habitáculo próprio.
 

03 – Tampa do tanque de combustível VW, sem chave, situada no interior do porta-malas.

04 – O emblema “Miura”, dourado, fica localizado na entrada de ar dianteira próximo à lanterna esquerda.

05 - Há dois emblemas colocados na tampa do porta-malas do lado direito, "Miura" e "X8".

06 - Há exemplares sem os emblemas  "X8" nas colunas laterais.


07- Todos os modelos possuem uma placa de acrílico refletiva vermelha com a inscrição "Miura" entre as lanternas traseiras.



Itens opcionais:
      
  •        Turbocompressor com intercooler (Ishikawajima)

Observação importante: 

O X8 modelo 88 pode conter características do modelo 89 (unidades finais 88/88)  não desqualificando o mesmo para uma eventual certificação de originalidade. As características divergentes serão analisadas no contexto do período de sua fabricação.

Sr. Itelmar Gobbi e Sr. Aldo Besson

Nenhum comentário:

Postar um comentário