Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Último Miura "Sport"

Em maio de 2009, Eduardo Lefebvre entrou em contato com o Miura Clube RJ para esclarecer algumas dúvidas sobre o seu Miura Sport. Ao verificar as fotos, pela frente e lanternas traseiras , identificamos o veículo como um exemplar da última geração (modelo 82). Ainda por e-mail perguntamos o ano do Miura e a resposta foi: 1985!!!

Até aquela data o último Sport* conhecido era um modelo 82/83, faturado em 23 de dezembro de 1982, pertencente ao Sr. Gino Pesente do Miura Clube do Rio Grande do Sul. Cogitávamos a possibilidade de mais algumas unidades fabricadas em 1983, mas não em 1985!


Como aficcionados da marca e pesquisadores do assunto marcamos com o Eduardo para conhecer de perto a jóia e obter mais informações sobre sua história .

O carro só teve um proprietário, foi comprado zero km pelo tio do atual proprietário (Eduardo) como presente para sua esposa que era fã da marca Miura, em especial, do modelo Sport. Segundo o Eduardo , sua tia exigiu que fosse um modelo Sport. Em 1985 ... aí está o resultado, o último Miura Sport fabricado.

O carro, acreditem, está com 20.577km originais! Esse Sport está parado pelo menos desde 1993, o Edu acha que parou antes, pois sua tia já estava debilitada e não dirigia mais o carro (só ela dirigiu esse carro até hoje).


Como sua residência era à beira mar, no Joá-RJ, e a garagem sem paredes era abaixo da casa sob pilotis, a maresia não foi tão generosa e danificou muito da mecânica, ainda bem que os Miuras são de fibra e a carroceria resistiu bravamente ao castigo.

Esse carro, muito provavelmente, foi montado de fato em 1985, pois tem como característica diferencial o painel já serigrafado com a logomarca Miura, assim como o painel do Saga, Targa 85, Spider e 787, antes o painel era liso, tal qual nos Del Rey Ghia. Os Targas até meados de 84 têm painel liso, assim como o Sport 82/83 do Sr. Gino Pesente. Por isso acreditamos que o carro não tenha sido montado antes, pois este painel ainda não era usado.

Além disso, através deste carro conseguimos estimar a produção total de Miuras Sport em 1.078 unidades. Contudo, ao contrário do que muitos pensam , as pesquisas em relação ao modelo Sport não se extinguem aqui, pois desde o lançamento do modelo 77 a evolução foi constante e é necessário estimar dentro deste universo quantas unidades cabem a cada ano/modelo.


Detalhes interessantes:

-Adesivo da concessionária Fracalanza no vidro traseiro

-Triângulo com a capa original.

- Pneus ainda originais!!!!

- Capa do estepe.

-Chaves de ignição originais.

- Bancos absolutamente impecáveis.

- Limpador de parabrisas ainda do SP2 (em 1985!!!!)

O carro passa atualmente por uma restauração completa orientada pelo Miura Clube RJ e brevemente terá o brilho de outrora. Eduardo Lefebvre é um jovem que gosta de carros antigos e compreende o quanto é importante restaurar e preservar uma relíquia como essa, ainda mais sendo uma jóia de família. Esse Sport agora é mais uma pérola do acervo do clube e da memória da indústria automobilística brasileira.




* - O termo "Sport" é uma denominação popular para o modelo.  Os fabricantes nunca produziram um veículo com este nome, a denominação correta para o modelo é, simplesmente, "Miura".

5 comentários:

  1. ola meu amigo vc poderia me informar qual o cubo do volante do miura sport ano 80 o do fusca serve nele abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo! Respondido por email. Um grande abraço dos amigos do Miura Clube RJ

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu Adenilton Rodrigues dono de uma Miura Sport ano 1979 vermelha, ja fazendo 5 anos restaurando ja gastei em media 30 mil reais deixando original faltando tapeçaria e revisar mecânica meu fone: 011 954260389

    ResponderExcluir
  4. muito boa noite sempre quis uma miura ,lutei e xonsegui adquirir ,estou restaurando o assoalho é o mesmo da brasilia ?gostaria muito de estar interagindo com vcs amo carros antigos tenho uns aqui em bh minha familia tb gosta mt e preciso de orientaçoes de vcs ,conhecedores indiscutiveis da maquina miura .abs rogerio ,bh mg

    ResponderExcluir