Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é Placa Preta?

"A “Placa Preta” foi criada com o objetivo de preservar os veículos antigos “com mais de 30 anos de fabricação”, que são “mantidos como objeto de coleção”, que “ostentam valor histórico pelas suas características originais” e que “mantém em pleno funcionamento os equipamentos de segurança de sua fabricação”.  Pelo texto acima (do certificado de originalidade, anexo da Resolução 127 CONTRAN) chega-se à conclusão que o objetivo original deste certificado (Placa Preta) é preservar os veículos antigos (originais ou restaurados) que conservem suas características originais de fabricação, tornando-os verdadeiros “museus sobre rodas”.



O objetivo é preservar a história. E este só será alcançado se o veículo realmente tiver um alto grau de originalidade, ou seja, preservar suas características originais de fábrica.

Muitos se perguntam: E o que é “alto grau de originalidade”?.
Alguns itens dos veículos, por possuírem características singulares ou terem efeito estético significativo no conjunto, não devem ser retirados ou substituídos e sim restaurados ou reproduzidos (por exemplo: os freios “tipo varão” dos “fordinhos”. Sua substituição por outro sistema mais moderno (hidráulico, por exemplo) causa uma descaracterização grande, pois são elementos singulares e históricos – além do que o texto legal do próprio Certificado menciona: “ostentam valor histórico pelas suas características originais” e que “mantém em pleno funcionamento os equipamentos de segurança de sua fabricação”.
A substituição de rodas originais ou opcionais de fábrica, por outras, mesmo que sejam de época, causa uma descaracterização estética e também não deveria ser feita.
Da mesma forma, os vários itens que compõem o veículo devem ter este tipo de análise (rigorosa e com muito bom senso)... para se chegar à conclusão do “alto grau de originalidade” lógico e aceitável. Para isso, deve-se agir de forma totalmente imparcial, respeitando-se o objetivo da Placa Preta, e não buscando facilidades ou defendendo interesses..."


João Marin (Juka),CCAL, Londrina-PR, 22/02/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário