Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Miura 80 - O Placa Preta Nunca Restaurado

No dia 02 de dezembro de 2010, o segundo Miura no Brasil, certificado oficialmente como veículo de coleção, foi emplacado com a distintiva placa preta.

Este Miura 80/80 é o primeiro Miura da segunda geração de carroceria (vidro traseiro fixo) e o primeiro nunca restaurado a ser certificado. O magnífico exemplar pertence ao Sr. Luiz Edgard Marcondes de Campinas-SP.


A primeira vez que Luiz viu este carro, ainda zero km, foi numa pequena loja de carros fora de série novos que existia na Av. Moraes Salles , altura do n° 550, onde existe uma lotérica atualmente , loja minúscula que cabia só 3 carros. Estava lá, junto com um Bianco dourado e outro fora de série, a jóia que seria de Luiz Edgard. O Miura foi adquirido por volta de setembro de 1980 pelo senhor Henrique, Diretor da Ponte Preta e de outros clubes na época .

Depois de cinco meses, este Miura passou a pertencer ao ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Ponte Preta, Corinthians,entre outros, Édson Boaro. Édson,foi um dos melhores laterais direito do país, tanto que foi convocado para a Copa do Mundo de 1986. Começou como titular e só perdeu a posição para Josimar porque se contundiu.
Dois craques que foram proprietários de Miura, Zico e Édson Boaro.

Segundo relatos do próprio Sr. Henrique ao Luiz Edgard, Boaro, ao renovar o contrato com o clube, exigiu o Miura como uma das condições para a sua permanência, no que foi prontamente atendido, apesar do dirigente não ter a menor intenção de vender o veículo.
Em julho de 1981, Luiz, ao visitar a extinta concessionária Silmar (Chevrolet), para arrecadar uma doação junto ao proprietário da mesma, teve a grande surpresa ao ver o Miura 80 no meio do salão, entre Opalas e Chevettes reluzentes, como um verdadeiro “Show Car”. Ele perguntou ao gerente quanto pediam e o preço era baixo... depois com mais conversa baixaram mais ainda...foi irrecusável !!! Luiz deu seu Chevette 79 e mais uns "trocados" e levou o carro. Segundo disseram, Édson havia trocado o Miura por um Chevette zero km, na época, a noiva não “simpatizava” muito com a “rival” Miura. 
No dia 24 de julho de 1981, um pouco mais de um ano após a sua fabricação, o Miura 80 foi adquirido por Luiz Edgard que conservou esta jóia por quase 30 anos e atualmente encontra-se com 36.298 km rodados.


Em outubro de 2010 o exemplar passou por uma avaliação altamente criteriosa que produziu mais de 200 fotos, além de vídeos do veículo em movimento, mostrando todos os detalhes do mesmo para futuras consultas de proprietários que estejam restaurando um modelo semelhante e para assegurar a credibilidade da vistoria, avaliação e certificação realizada pela associação.




Detalhes do Miura 80












Este Miura 80 apresenta, como particularidade, os retrovisores internos e externos do Corcel II 80.  As lanternas dianteiras são envolventes (bumerangue). 



Agradecemos ao Sr. Luiz Edgard por conservar esta importante peça da história da indústria automobilística brasileira e pela excelente acolhida em Campinas. Colocamo-nos à disposição de todos os proprietários de veículos Miura para ajudá-los na restauração dos mesmos e  também de qualquer clube federado ou não-federado para dirimir dúvidas a respeito dos mesmos.


5 comentários:

  1. Bom dia sr Luiz Edgard. Estou restaurando minha Miura Sport 81 mas não sei qual a cor original dela, gostaria de pedir sua ajuda: o sr poderia me dizer qual é o número da cor da sua Miura, ficarei muito agradecido c poder m ajudar. Parabéns pela sua Miura é linda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Qual ó código de cor que consta na plaqueta do seu Miura?

      Excluir
  2. Boa tarde amigo! Obrigado por responder e desculpa a demora. O número da cor é 01

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! O código 01 refere-se à cor "Amarelo". Entre em contato conosco através do email miuracluberj@gmail.com para te orientarmos melhor em relação à tonalidade.

    ResponderExcluir
  4. Nossa obrigado, ela tinha sido repintada tantas vezes que não dava p saber qual era a cor original. Tinha cinza, preto, azul, amarelo, vermelho. Vou entrar em contato pelo email, uma boa noite e muito obrigado

    ResponderExcluir