Painel produzido pelo artista digital Maurício Morais - http://mauriciomorais.blogspot.com/

terça-feira, 19 de abril de 2011

Design Miura: Inspiração ou cópia?

É comum encontrarmos matérias sobre o Miura, inclusive de programa especializado da TV, que diz que a fonte inspiração para o design do nosso Miura é o Lamborghini Urraco desenhado por Marcello Gandini para o estúdio Bertone e lançado em 1973. Provavelmente essa alusão ao Urraco seja devido à frente em cunha e aos faróis escamoteáveis, únicas referências comuns aos dois modelos. Contudo, o que muitos esquecem é que este conceito de design era dominante nos estúdios italianos no fins dos anos 60 e início dos 70 e muitos outros modelos foram feitos utilizando a mesma inspiração inaugurando a “Era dos Supercarros”, como podemos ver abaixo:

Alfa Romeo Carabo -1968 (Gandini)

Maserati Boomerang -1972 (Bertone)


Iso Rivolta Varadero -1972 (Spada)



Porsche Tapiro -1970 (Giugiaro)


De Tomaso Pantera -1972 (Ghia)



Lamborghini Countach – 1971 (Gandini/Bertone)


 

Se o design italiano inspira ingleses, alemães e japoneses, por que não brasileiros?

Vauxhall SRV – 1970 (Vauxhall)



Mercedes C111 – 1970 (Mercedes)





Desenho do perfil:

 

Miura - 77/79 (Laschuk)



Audi 100S Mittelmotor – 1974 (Frua)


Alguém acha que o Miura 77 é uma cópia do Urraco 73?


O primeiro Miura teve, sem dúvida, clara inspiração no estilo dos carros esportivos italianos daquele período, não somente no Lamborghini Urraco. Nilo Laschuk, o projetista convidado no final do ano de 1975 por Aldo Besson e Itelmar Gobbi, não afirmou ter copiado carro algum. Ainda que o Miura tenha sido "inspirado" no Urraco, nosso Miura jamais foi uma cópia dele, seus detalhes são bem diferentes tornando-o único. O Miura 77 não é cópia de nenhum carro no mundo, apesar de carregar no DNA um conceito de design que marcou uma época .

Um comentário: